terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nuca I

Neste trabalho desenvolvi uma série de fotografias de nucas, tirada em sala de aula, entre meus alunos.
O principal motivo e proposta era expor em uma espécie de tabuleiro o que eu estava propondo desde o inicio: reconhecimento pela nuca.
Esta exposição era uma promoção da SETADES, como forma de comemoração dos 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Foram selecionados 15 artistas que fizeram trabalhos que demonstrassem os princípios desse estatuto.

"Venho trabalhando com a imagem de minha nuca dentro de um grande questionamento do porque da necessidade da identificação pela imagem do rosto. Por que não pelas digitais? A íris? o DNA? esse recurso da visão frontal, uma dádiva e também um limite, vem me provocando há tempos. O que realmente  eu gosto de imaginar é que eu trabalho com a imagem que se imprime em sua retina quando você vê a minha nuca. Toda essa parafernália que se faz necessária para que haja o reconhecimento do indivíduo, os neurotransmissores, as proteínas, muita química pra que haja a tal química. Neste trabalho, provoco o fruidor com um xadrez de imagens, a minha nuca em fundo preto e a dos meus alunos em fundo claro, onde o que se vê são nucas. A minha se repete, enquanto as outras são diversas, num jogo em que o que se reconhece  é a minha imagem, não a dos outros, devido à GARM, espaço capilar definidor de uma identidade artística. A questão envolve uma série de fatores importantes quando relaciono a identidade de um indivíduo e sua imagem. O que constrói a identidade de um indivíduo? Falo de direitos que temos desde a infância, como educação, saúde, cultura, segurança, felicidade. esse embate de imagens anônimas com uma conhecida, a da GARM, fala de identidade no sentido mais amplo que o termo possui, um fator que passa e repassa pela cidadania."



Este é o texto que escrevi e que faz parte do Catálogo da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Espírito Santo.

A exposição percorreu por vários municípios do estado e culminou com uma grande mostra na Assembléia Legislativa com mostra de alguns dos muitos trabalhos desenvolvidos em ações educativas nas escolas, tendo como base e referencia as obras do artistas da Exposição.


este quis mostrar a diferença pelas mãos e bocas, olhos e orelhas

este já com um foco nos penteados de seus amigos de sala

este desenhou olhos diferentes.

Amei o resultado

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